quarta-feira, 10 de outubro de 2012

1

Downton Abbey - como seria viver em um castelo?


Downton Abbey é uma série britânica, o que, por si só, já vale assistir. Adoro o sotaque britânico e o humor menos escrachado (e mais inteligente) que o americano.

Uma trama situada no início do século XX, sobre uma família da aristocracia britânica, mostrando os personagens com todos os seus dramas e os dramas de seus criados.

Isso sempre me atraiu: conhecer o modo de vida das pessoas. Imaginar a vida em situações tão distintas da minha.

Como seria viver em um castelo daquele tamanho? Muuuuitos quartos, muuuitos corredores, alas que não se pode circular, um jardim imeeennnnsooooo!!!

A série mostra como cada um da família pensa: a avó, matriarca que quer manter tudo sob controle; o pai, compreensivo, inteligente, mas que aos poucos vai mostrando que já foi mais frio - casando-se por dinheiro (ou seria por amor à sua família?), mas depois realmente se apaixonou; a mãe (americana), presente na vida da filha, se aproximando da sogra com a qual nunca se entendeu (e deixando claro isso), a filha mais velha, que precisa se casar, que se adequa aos costumes da época e se envolve em alguns "probleminhas"; a filha do meio, com ciúmes da mais velha; e a filha mais nova, liberal, feminista, que vai mostrando aos poucos a que veio.


Para situar um pouco melhor, a série tem início no dia do naufrágio do Titanic, em 1912

E como seria viver cercado de criados que te ajudam a fazer tudo, e que sabem de tudo sobre você? Ou, ainda, como seria trabalhar para uma família como esta que, apesar de educada, preocupada com o bem-estar de seus criados, tem uma vida totalmente diferente da sua?

Aí vem uma parte divertida: há a disputa pelos cargos mais próximos da família, a desconfiança quando surgem novos empregados, a conversa sobre o que se passa no castelo, sobre os segredos de alcova... O empregado fiel que guardava um segredo, a chefe que deixou de lado um vida tranquila, a garota que quer mudar de vida, o rapaz que quer subir a qualquer custo, o jovem tímido e bom caráter, a "malévola", que se acha superior, a menina ingênua, e por aí vai.



Além dos empregados e familiares que aparecem logo de cara, surge o primo-herdeiro. Ele vem morar na mesma cidade com sua mãe, enfermeira. Seu pai era um médico e ele, advogado. Para a família, um absurdo pessoas que trabalham.
Para se ter uma idéia, o rapaz diz que poderia passear no final de semana, e a matriarca pergunta o que é final de semana!

Pra mim, uma mega produção para uma série: cenários grandiosos, muitos animais e muitas pessoas...

A série está na terceira temporada (estreou em 2010), e vi apenas 4 capítulos da primeira.
Ainda não sabemos se haverá uma quarta temporada, mas o sucesso da série na Europa é muito grande, mas nem todos os atores devem renovar seus contratos.
Indicadas ao Emmy, como melhor serie dramática, melhor roteiro, melhor ator e melhor atriz, perdeu para Homeland, mas já foi um grande passo estas indicações, já que em algumas categorias, a Inglaterra não tinha indicações há 24 anos.
Com seu sucesso, estilistas se inspiraram para novas coleções, foram criadas desde bonecas de papel a livros de culinária

Ah, e ainda tem a ótima Maggie Smith


1 comentários:

Obrigada pela visita!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
1 2 3 4 5 6